quarta-feira, 31 de agosto de 2016

COMO ERAM OS APARELHOS DE MUSCULAÇÃO




À primeira vista estas máquinas parecem construídas para torturarem pessoas, mas na realidade são os primeiros aparelhos de ginástica da história. Desenvolvidas em meados do século XIX, elas até lembravam os atuais aparelhos, mas com um estilo bem menos 'amistoso'.
Criados em 1860 pelo médico ortopedista Gustav Zander, os primeiros aparelhos de ginástica já visavam a melhora do condicionamento físico e de postura dos pacientes.
Os dispositivos terapêuticos, como eram chamados na época, se mostraram um enorme sucesso e rapidamente foram patenteados pelo médico sueco. Outra curiosa diferença eram os trajes que as pessoas usavam para praticar os exercícios, que não lembravam em nada as atuais roupas confortáveis e produzidas especialmente para academia. Não devia ser fácil malhar de vestido longo ou terno!
Se atualmente, os aparelhos de ginástica possuem diversas funções num só equipamento, há 150 anos era diferente. Inicialmente, Zander desenvolveu uma máquina para cada tipo de exercício que pretendia recomendar aos seus pacientes. Apenas no início do século XX, os fabricantes decidiram unir diversos aparelhos num só, para diminuir custos e aumentar as vendas.








fonte:

http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/primeiros_aparelhos_de_ginastica_da_historia_pareciam_maquinas_de_tortura_veja_fotos-3855-2016.shtml